Gerado por Inteligência Artificial esses filtros está transformando todos nós em personagens de videogame dos anos 00.
Após a febre de usuários do tiktok surgirem reproduzindo NPCs simulando comportamentos de personagem não jogável de videogames; como a popular @Pinkydoll.
Agora a tendência é o PS2 Filter um aplicativo chamado Replicate que permite qualquer pessoa transformar suas próprias fotos reais, em imagens nostálgicas com estética Y2K, nos transportando para uma geração passada dos videogame do início dos anos 00. Essa onda começou em novembro do ano passado, a partir do usuário @hurtabdu1 que compartilhou uma serie de clipes com imagens de si mesmo, usando o filtro, alcançando mais de um milhão de reproduções em 48 horas em seu canal no Tiktok, Midjourney e Reddit. Agora esse efeito tem tomado as redes sociais, principalmente para transformar capas de álbuns famosas do Hip-Hop em videogames.
Nos últimos anos, a febre de filtros gerado por IA tomou conta das redes sociais, transformando usuários em figuras semelhantes a personagens da Disney, Pixar, Toy art, 16bits e mais. Do Vision Pro da Apple, wearables ao Neuralink de Elon Musk, os limites entre o virtual e o material estão se tornando cada vez mais acessíveis. Diante do fracasso do metaverso, alguns apps de IAs entraram no jogo literalmente para nos transportar em direção a uma realidade paralela. Anunciado recentemente a atriz Margot Robbie produzirá uma adaptação cinematográfica do simulador de vida real The Sims – exemplo da cultura de jogos dos anos 00 – o incrível sucesso de bilheteria que foi Barbie além de últimos lançamentos como The Last Of Us na HBO Max e Fallout na Prime Vídeo.
Podemos dizer que estamos à beira de uma mania nostálgica de videogames?
Transformamos uma série de capas de álbuns Brasileiros que fariam parte da nossa prateleira.
Para descobrir como usar o filtro PS2, confira o TikTok abaixo.