“Models Suck” A revolucionária declaração de moda anticomercial dos anos 90.


Durante a década de 1990, um movimento inovador imergiu da cena criativa da cidade de Nova York, com um slogan provocativo “Models Suck”.

Tornou-se uma declaração anticomercial, A frase era uma crítica irônica à obsessão da sociedade com a aparência e o culto às modelos, mas também foi interpretada de diferentes formas — cabia bem como uma declaração feminista ou até como um simples choque de marketing. 


Com o objetivo quebrar o estereótipo das modelos que eram vistas apenas como “manequins que respiram”, o slogan enfatizando a individualidade, autoconsciência e influência das modelas. Essa mensagem foi apoiada por muitas das modelos mais famosas da época.


Models Suck” apareceu pela primeira vez em uma camiseta criada pela marca de roupas Danucht eno início de 1990, e rapidamente ganhou amplo reconhecimento. A camiseta com a frase anticomercial apareceu como figurino no filme Girl 6, em 1995, dirigido pelo nosso querido cineasta Spike Lee, usada pela lendária supermodelo Naomi Campbell.

O slogan foi organicamente ampliado com a cobertura dos principais veículos de mídia, como The New York Times, Vogue e Dazed que simplesmente foram impactadas com o slogan.


Entretanto, a Danucht não é a única marca a usar slogan provocativos para expressar seu anticomercialismo: em 1992, a Droors lançou camisetas com os dizeres “Ravers Suck“, que era uma resposta ao mau uso da estética da cultura do skate na indústria. Mas essa camiseta foi originalmente lançada pela World Industries através de Steve Rocco, um empresário e skatista norte-americano, e fundador da empresa junto com Rodney Mullen em 1987.

Com esse movimento ficou comprovado que a moda mostra como slogans são influentes e capazes de desafiar as convenções comerciais e culturais, deixando uma marca indelével no cenário da moda da época.