A Corte paulistana realizou, nesta quinta-feira (9), a cerimônia de entronização do Machado de Xangô (Oxé), elemento q sagrado do Orixá Xangô que representa justiça equilíbrio e imparcialidade.
O Machado de Xangô no Tribunal de Justiça de São Paulo ecoa como um compromisso à ações racistas e intolerância religiosa..
O ato ocorreu no gabinete do presidente do TJSP; desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, com a presença da Ìyálàsé do Omidayè e consultora dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (Potmas) Arethuza Doria d’Oyá, foi quem idealizou a doação. Também participaram representantes religiosos, culturais, magistrados, servidores e jurídicos do TJSP.





A peça foi desenvolvida pelo artista Diego de Oxossi, conhecido como joalheiro dos Orixás que também participou da cerimônia.

O Machado Sagrado de Xangô desenvolvido por Diego possui lâminas duplas, cada um com um olho esculpidos em cada uma das faces do Machado simbolizando a capacidade de enxergar a verdade sob diferentes perspectivas.

Em sua fala, Arethuza Doria d’Oyá destacou a relevância do ato.
“É muito simbólico para os povos de matriz africana ver o Oxê de Xangô no maior tribunal do Brasil. Este gesto derruba muros e fortalece a memória e a dignidade de nossas tradições.”
O presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, afirmou que a iniciativa reforça as políticas de inclusão no Judiciário.
“Procuramos abrir espaço para a igualdade. Vamos colocar esse símbolo em um local acessível aos milhares de visitantes do Palácio da Justiça, o que demonstra nosso compromisso com o respeito e a diversidade”

O Tribunal de Justiça de São Paulo também aderiu ao projeto “Cartilha de Direitos dos Povos Tradicionais de Matriz Africana”, que reúne trechos de leis brasileiras sobre igualdade racial, combate ao racismo e à intolerância religiosa, proteção aos povos originários, entre outros temas.
Oxê é representação máxima da os povos tradicionais de matriz africana, significa justiça, equilíbrio e imparcialidade. A ação tem como objetivo enaltecer o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.