O que é uma VPN?

Essa sigla significa “Virtual Private Network” (Rede Virtual Privada), trata-se de uma ferramenta cibernética que protege sua conexão com internet pública. Apesar de correlacionar com o momento a decisão do STF vs Starlink do bilionário Elon Musk, algumas dessas ferramenta disponíveis são pagas e também não viola nenhuma lei por aqui, ela é usada para expandir ainda mais as fronteiras na internet com total privacidade de dados .

Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) de encerradas as atividades da plataforma “X”em todo território nacional, veio à tona as virtual private network (VPN), que é uma rede de comunicações privatizada construída sobre a rede pública – a internet como conhecemos -.

Como funciona uma VPN?

VPN’s são criadas inicialmente para empresas protegerem seus dados ao acessarem redes ou perfis remotamente. Com o avanço da internet, seu uso se popularizou para todos os usuários desde 1996, quando Gurdeep SinghPall, engenheiro da Microsoft, desenvolveu o protocolo PPTP, pioneiro dessa tecnologia.

Funciona da seguinte forma: quando você se conecta a uma VPN, seu tráfego na internet é criptografado e redirecionado por um servidor em outro local privado. Isso significa que seus dados ficam praticamente invisíveis e protegidos de sistemas, plugins, plataformas, hackers e até mesmo provedores de internet e telefonias

E como isso impacta sua navegação?

Além de proteger sua privacidade, o uso de uma VPN pode ampliar sua navegação, acessar a internet sem restrições. – Você sabe, a internet está repleta de informações, conteúdos, ideias e referências, mas são bloqueados por questões como geolocalização -. Com uma VPN você pode acessar conteúdos de outros países, como catálogos de streaming exclusivos, TVs, lojas, playlist, jogos, blogs, estudos acadêmicos, sites e notícias, bloqueados na sua região.

Agora! Isso não tem nada a ver com Twitter.
Se estiver buscando um jeito de explorar o mundo virtual sem limitações, considere o uso de uma VPN. A segurança e o acesso global que ela oferece pode ampliar seu conhecimento. O uso de qualquer VPN continua legal no Brasil, apesar da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que estabeleceu multa de R$ 50 mil para usuários que tentarem acessar a plataforma por meio desse tipo de ferramental.

Você já usou uma VPN para navegar na internet?
Deixe o seu comentário .